Energia Solar Fotovoltaica –  Confira o que é, como funciona, custos e benefícios

Energia Solar Fotovoltaica – Confira o que é, como funciona, custos e benefícios

Uma conta de luz mais barata? Talvez isso te incentivaria a optar pela energia fotovoltaica. E foi isso o que fizeram consumidores de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, que adotaram esse recurso e hoje são referência na geração desse tipo de energia. Mas você sabe o que é energia solar fotovoltaica, como ela é gerada, quais os custos operacionais e de manutenção? Não? Então confira aqui.

O que é energia solar fotovoltaica? 

A energia fotovoltaica é uma das tecnologias de energia solar. Segundo Eduardo Machado Silva Filho, esse tipo de energia é produzido quando a energia elétrica é gerada por meio da luz e irradiações solares. Apesar de sua matéria prima ser o Sol, ela também é gerada em dias nublados ou chuvosos.

energia solar fotovoltaica

Instalação da energia solar fotovoltaica 

A instalação de sistemas solares fotovoltaicos exige oito processos básicos para garantir a segurança do consumidor, comenta Eduardo Machado Silva Filho, sendo eles orçamento e negociação, fechamento, visita técnica, projeto executivo e logístico, planejamento e instalação.

Antes de mais nada, vale ressaltar que esse tipo de energia pode ser usada tanto em residências como em empresas. Portanto, para cada um desses casos, há um sistema específico de produção,que pode ser on-grid ou off-grid.

Sistema on-grid 

Se está interessado em instalar a energia fotovoltaica em sua casa, prefira o sistema on-grid, ou seja, o que é conectado a rede distribuidora de energia na região. Ele também é quem reduzirá drasticamente sua conta de energia elétrica. Seus gastos com eletricidade podem ser reduzidos em até 95%.

Entenda como o processo funciona. Primeiramente, placas solares (módulos fotovoltaicos) são instalados no telhado. Em seguida, a energia gerada a partir da incidência solar é enviada para um conversor, que transformará a energia solar em energia elétrica.

Caso nem toda a energia seja usada, ela será transformada em créditos que posteriormente virão a ser usados. Durante a noite, não há geração de energia, então a eletricidade de sua casa virá da rede de distribuidora de energia.

Esse processo leva em média de 3 a 4 dias para instalação e precisa da vistoria da rede de distribuição de energia.

Confira aqui como é o funcionamento da energia solar fotovoltaica em residências.

Sistemas Off-grid 

Os sistemas off-grid são processos isolados onde a energia elétrica gerada a partir da conversão da energia solar em eletricidade é utilizada em locais onde não há rede de distribuição de energia elétrica e em sistema de backups.

Eletrificações rurais e de cercas, sistemas de bombeamento de água e telecomunicações, postes de iluminação e postos de saúde são apenas alguns exemplos de onde esse processo é bastante útil.

O sistema off-grid tem 4 estruturas básicas, sendo elas arranjo fotovoltaico, banco de baterias, controlador de carga e inversor solar. Suas funções são:

  • No arranjo fotovoltaico, a radiação solar é captada e convertida em energia elétrica;
  • No banco de baterias, há o armazenamento da energia elétrica, permitindo seu uso em qualquer hora, inclusive à noite;
  • O controlador de carga é um dispositivo usado para gerenciar carga do banco de baterias;
  • O inversor solar é responsável por transformar a corrente contínua, obtida pelas placas solares e armazenadas, em baterias de correntes alternadas.

Vamos a alguns casos de sucesso do sistema off-grid. Empresas como a cervejeira Ambev já anunciaram investimentos em painéis e usinas solares em prédios no Rio de Janeiro e Uberlândia. Mas não é somente as empresas privadas, que estão investindo no negócio, o próprio governo também já compreendeu a importância da energia fotovoltaica.

Brasil e a energia solar fotovoltaica 

Conforme vimos neste post, a energia fotovoltaica tem lá suas características e principalmente, benefícios para o bolso do consumidor. Devido a isso e a uma série de outros pontos positivos, que cada dia mais brasileiros tendem a pelo menos pesquisar sobre essa energia renovável.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica revelaram, inclusive, que no primeiro trimestre de 2019, a energia fotovoltaica ultrapassou as usinas nucleares em geração de energia.

Podemos, justificar esse fato, a queda de preços que possibilitou um maior competitividade com outras fontes de energias. A energia solar fotovoltaica pode gerar eletricidade a custos menores que fontes como biomassa ou água (hidrelétricas).

Governo e energia solar fotovoltaica 

A energia fotovoltaica chamou também a atenção dos parlamentares. Em projeto de lei (PLS 524/2018) do Senado Federal, as empresa que utilizarem essa fonte de energia poderão ser financiadas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Segundo o PLS, cerca de 1% dos recursos do Fundo serão destinados às empresas que utilizem energia elétrica proveniente de energia fotovoltaica.

Custo da energia fotovoltaica 

Até o momento, explicamos conceitos básicos da energia solar fotovoltaica, mas o que você consumidor está interessado em saber é o valor dessa instalação, certo? Então, levando em consideração a instalação residencial, os valores variam entre R$ 14.080,00 e R$ 41.200,00, conforme quadro abaixo:

*Informações obtidas com base no custo médio nacional do watt de energia solar em 2018 pela empresa de pesquisa Greener

Benefícios da energia solar fotovoltaica 

Além da diminuição a conta de energia em até 95% do valor mensal, outros pontos positivos tem contribuído para a energia solar fotovoltaica ganhar adeptos não só no Brasil, como também no mundo inteiro. Confira as principais vantagens.

*Vantagens da energia fotovoltaica 
  • É uma energia limpa, ou seja, não produz resíduos poluentes e nem gases que contribuem com o aquecimento global;
  • Não é necessário manutenção constante, a própria chuva faz o serviço. Mas, é recomendável uma  limpeza mais pesada pelo menos uma vez ao ano;
  • Seu imóvel passa a ser mais valorizado;
  • A geração de energia elétrica a partir da radiação solar pode ser utilizada em lugares remotos ou de difícil acesso, onde a eletricidade não chega;
* Vantagens de energia solar fotovoltaica para empresas 
  • É um diferencial da empresa em relação aos concorrentes por mostrar ao seu público que é uma entidade preocupada com o planeta e um desenvolvimento sustentável;
  • É um excelente ROI (Retorno Sobre o Investimento) para a empresa. O custo de sua instalação é um pouco elevada, mas geralmente é paga em 6 anos. A partir daí, a economia da empresa com contas de luz é convertidas em lucros;
  • Sua manutenção tem custo baixo e é simples. Além disso, este sistema tem uma durabilidade alta, funcionando com eficiência por 25 anos. Claro, se for utilizado material de qualidade em sua estrutura.

Agora, que observou que a energia solar fotovoltaica é importante não só para seu bolso, mas também para um futuro cada vez mais sustentável, além de chegar a locais onde a eletricidade não chega, comenta abaixo se você investiria nessa ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *