Projeto de loteamento urbano: do básico a entrega das obras

Projeto de loteamento urbano: do básico a entrega das obras

Segundo a Lei 6.766 de dezembro de 1979, um loteamento se trata da divisão de glebas, partes de terreno que ainda não foram judicialmente repartidas, destinadas a edificação, abertura de novas vias de circulação, logradouros públicos ou prolongamento e também a modificação de vias já existentes.

Quando essas áreas são destinadas para empreendimentos de alto padrão ou construção de casas populares, temos os loteamentos urbanos. Caso esteja interessado em empreender com um projeto de loteamento urbano, é preciso se planejar antes mesmo de começar as obras. Afinal, essa obra precisa atender a algumas etapas, procedimentos e leis para que seja regularizada. Confira neste post quais são.

Porque morar em loteamento urbano

O loteamento urbano se trata de um lugar seguro para morar com sua família e ainda serve como fonte de renda. A medida que o empreendimento vai se valorizando, ele atrai novos moradores, e por sua vez, comércio e outras atividades passam a se desenvolver na região. Além disso, um projeto deste mexe com a estrutura e organização de uma cidade.

Projeto de loteamento urbano

Diversos projetos básicos devem constar no projeto principal do loteamento urbano. Dentre eles se destacam, o urbanístico, paisagismo, pavimentação, sinalização, arborização, terraplenagem e redes de drenagem das águas pluviais, de esgoto, além de rede elétrica.

Esses projetos devem portanto serem aprovados por órgãos responsáveis como a prefeitura municipal. Vale lembrar que a incorporadora é responsável por entregar a construção com as redes elétricas, de água, de esgoto e de telefonia devidamente prontas para uso.

O projeto de loteamento urbano começa com a procura de um terreno propício para a obra, que geralmente precisam atender a alguns requisitos, como por exemplo, o tamanho do lote e o acesso facilitado aos grandes centros urbanos.

esboço do loteamento com chapéu de engenheiro

Assim que a incorporadora contratar a área, arquitetos, engenheiros e urbanistas são contratados para definir como será feita a ocupação do local. Esses profissionais precisam estar em contato constante com servidores que trabalhem na Secretaria de Meio Ambiente para que toda a legislação ambiental seja respeitada, para conhecer as restrições ambientais e para criar o esboço do loteamento, com base nessas primeiras informações.

Itens básicos do loteamento

Em primeiro lugar, antes de dar início às obras, seu projeto de loteamento urbano precisa de um licença ambiental, aprovação na prefeitura e o levantamento topográfico do terreno, além do estudo do solo. Para conseguir o licenciamento, é necessário atender a três etapas.

Licença prévia (estudos de ocupação da área), licença de instalação (apresentação do projeto de infraestrutura e do projeto de urbanismo aprovados pelos órgãos devidos) e ocupação, assim que for certificado que a obra ocorrerá conforme estabelecido e quais são as etapas necessárias para conseguir o licenciamento ambiental.

Os demais estudos envolvem a identificação do tipo de solo, a existência de rochas no local e a profundidade do lençol freático. E por fim, é necessário consultar a legislação federal e também a de seu município para entender melhor o que deve fazer para não descumprir o que está previsto na lei.

Planos de construção do projeto de loteamento urbano

A partir dessas outras informações, o projeto começa a tomar forma, pois há a identificação das áreas ocupavéis, áreas verdes, áreas de preservação ambiental, lotes, portarias, área de lazer e vias de acesso.

Obras do loteamento

Após toda a parte burocrática do projeto de loteamento urbano ser aprovada, a incorporadora dará início as fases de construção. Confira a lista com 6 etapas fundamentais nesse processo, que pode demorar cerca de 2 anos para ser concluído.

Engenheiro fiscalizando o projeto de loteamento urbano

1ª – Abertura de rua

Nessa fase, é realizada a retirada de entulhos e de árvores e é feito a limpeza do local. Logo em seguida, as delimitações das ruas são demarcadas e elas podem ser abertas.

2ª  – Obras realizadas embaixo da terra ou enterrados

Aqui, são executados as redes de esgoto, água potável e de drenagem de água da chuva.

3ª – Terraplanagem

A terraplanagem acontece quando se coloca ou retira porção de terras para deixar um terreno plano. No caso dos loteamentos, essa técnica irá nivelar as ruas para receber o asfalto.

4ª – Guias e sarjetas

Nessa fase, há a construção de guias e sarjetas, itens essenciais para uma região, já que podem evitar acidentes e até mesmo problemas ambientais. Uma guia é a mesma coisa que um meio fio, ou seja, o que separa a calçada da rua, já a sarjeta é por onde corre a água das chuvas que beiram as guias até as bocas de lobo.

5ª – Implantação da rede elétrica

Aqui, os postes de rede elétrica e iluminação são erguidos.

6ª – Asfalto

Na 6ª e última fase da obra é que acontece a distribuição do asfalto pelas ruas, abertas lá na primeira etapa. E assim que essa parte for concluída, é realizado a sinalização viária, que tem como objetivo organizar as vias para garantir a segurança dos usuários, seus deveres e direitos.

Comercialização dos lotes

Outra etapa importante do projeto de loteamento urbano é a comercialização. À medida que as obras vão acontecendo, o time de vendas em parceria com o time de marketing começa a planejar ações para divulgar o empreendimento, sendo por meio de campanha, eventos ou demais publicidades.

Corretor de imóveis negociando a venda de um loteamento urbano

Outra estratégia para divulgação é a implantação de um Ponto de Venda no local do empreendimento, ou ainda em outro lugar, desde que seja de grande circulação de pessoas, como um shopping. Aqui, o cliente interessado no loteamento, pode conhecer mais sobre as características do residencial e também da empresa.

Entrega do loteamento urbano

Obra finalizada e o projeto de loteamento urbano está quase pronto. Resta agora entregar o imóvel para os clientes. Essa entrega é feita pela Associação de Moradores que será responsável por toda a gestão do local e também por definir diretrizes como gastos com manutenção. Por fim, o imóvel é entregue aos moradores e a partir daí, eles podem construir suas residências, mas, é claro, respeitando o padrão construtivo delimitado.

entrega do loteamento e assinatura do contrato

Agora, que já conhece o projeto de loteamento urbano, suas etapas e suas vantagens, é hora de investir nesse negócio. Acesse o site da Lança Urbanismo e conheça uma das maiores empresas de loteamento do Brasil, com empreendimentos em 9 regiões do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *