Saiba qual o potencial de energia solar fotovoltaica no Brasil
Uma das modalidades de energia que tem alto potencial de crescimento pelos próximos anos é a proveniente da incidência de raios solares, ou seja, a energia solar.
O Brasil é um país que recebe muita incidência dos raios solares, logo apresenta um grande potencial de energia solar fotovoltaica. Prova disso, é que no país já operam muitas usinas fotovoltaicas que geram eletricidade.
Nos últimos anos, a alternativa energética ganhou grandes adeptos no Brasil, principalmente porque não polui o meio ambiente e não emite gases do efeito estufa na atmosfera. Além disso, a sua principal fonte energética é o Sol, um recurso praticamente inesgotável.
Mas, a propósito, você já ouviu falar desses empreendimentos e do potencial de energia solar fotovoltaico no Brasil? Continue lendo este post para saber mais sobre o assunto.
Mas afinal, o que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica obtida por meio da luz solar, capturada em dias claros, nublados ou chuvosos. Ela recebe esse nome devido a utilização de painéis fotovoltaicos que convertem a luz incidente em eletricidade.
Como funciona um sistema fotovoltaico
Para obter essa fonte de energia limpa, é só seguir o passo a passo apresentado abaixo:
- Inicialmente, instale painéis fotovoltaicos em seu telhado. Eles serão responsáveis por converter a luz solar em energia elétrica. Essas células fotovoltaicas são interligadas entre si e conectadas a um conversor solar;
- O conversor é o equipamento que transforma a energia solar fabricada nos painéis em energia elétrica, que pode ser usado em casas ou em empresa;
- Após esse processo, a energia gerada se desloca do conversor solar para o quadro de luz da residência, e dessa forma, diminui a demanda energética que você obtém das distribuidoras.
Ah, e ao produzir sua própria eletricidade, você pode obter créditos sempre que sobrar mais energia. Além disso, o excesso energético volta para sua rede elétrica por meio do relógio de luz. E esse processo resulta na redução do custo de luz, ou seja, em vantagens para seu bolso.
O cenário atual da energia solar fotovoltaica no Brasil
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, cerca de 253 gigawatt/hora (GWh) foram gerados entre os meses de janeiro e maio de 2019. Desta carga gerada, 1803 megawatts/hora foram produzidos pelas usinas fotovoltaicas nesse mesmo período. Confira no gráfico a seguir como ficou a distribuição de energia:

Janeiro: 54.346 GWh
Fevereiro: 48.211 GWh
Março: 51.415 GWh
Abril: 49.436 GWh
Maio: 49.464 GWh
* Dados obtidos no site da ONS, considerando as usinas eólica, hidrelétrica, solar, térmica e nuclear.

Geração de energia solar (MWh) – janeiro a maio de 2019
Janeiro: 540 MWh
Fevereiro: 486 MWh
Março: 488 MWh
Abril: 484 MWh
Maio: 488 MWh
* Dados obtidos no site da ONS, considerando a energia gerada pelas usinas solares brasileiras.
No Brasil, algumas usinas se destacam na geração de energia solar. Dentre elas, podemos citar o Parque Solar Nova Olinda situado no Piauí, o maior parque solar da América Latina, e também do Brasil. Cerca de 290 megawatts de potência são gerados no local, o que equivale ao abastecimento de até 300 mil casas.
O segundo maior parque solar, o Ituverava fica na Bahia e possui capacidade de cerca de 255 megawatts. Sua potência consegue atender mais de 260 mil casas.
Além dessas usinas o Brasil conta ainda com os parques solares, de Bom Jesus da Lapa, que consegue abastecer até 170 casas e Horizonte, cuja potência fornece energia para 108 mil residências. Os dois empreendimentos ficam na Bahia.
O país conta ainda com o Parque Solar de Pirapora, localizado em Minas Gerais que é capaz de abastecer cerca de 420 mil casas.
Potência Solar Fotovoltaica brasileira

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar estima que mais de 2.920 megawatts de potência são gerados pelas usinas instaladas no Brasil, o que configura o país como um dos 20 maiores produtores de energia fotovoltaica do mundo. Mas, para melhorar sua posição nesse ranking, o país investe em algumas ações.
Entre elas, temos o investimento de mais de 21 bilhões de reais na geração de energia fotovoltaica até 2022 com o objetivo de aumentar o uso da matriz energética já instalada no Brasil. A previsão é que cerca de 4 gigawatts de potência sejam geradas nas usinas fotovoltaicas até o ano citado.
Reportagem da Época Negócios, trouxe entrevista do presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, à agência de notícia britânica. Durante fala ao veículo, o dirigente ressaltou que no Brasil poderá acontecer um aumento da capacidade de energia solar instalada.
Ainda segundo o presidente, o setor passa por um momento em que a geração distribuída de energia terá uma participação significativa da energia fotovoltaica. A Absolar prevê que em 2019, mais de 5 bilhões de reais serão investidos na fonte energética.
Outro fator que também contribui para que a energia solar cresça, é o seu custo de R$ 118,07 Megawatt/hora, um valor inferior ao da energia gerada pela biomassa e pelas PCHs e CGHs. Se ainda tem dúvidas sobre esse potencial de crescimento, confira os benefícios dessa fonte energética sustentável, limpa e duradoura;
Agora que já conhece praticamente tudo sobre energia solar fotovoltaica, o que acha de adotar essa tecnologia na sua ou residência? Deixe abaixo sua opinião sobre o assunto. Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes!