Confira 5 tipos de energias renováveis e saiba suas vantagens e desvantagens
Com toda a certeza, você já ouviu falar das energias renováveis e dos benefícios tanto para o consumidor como para o meio ambiente que ela oferece, sendo que uma das vantagens é não serem esgotáveis. Mas, afinal, você sabe definir o que essas energias?
O que são energias renováveis?
As energias renováveis, são geradas através de recursos e processos naturais que são constantemente renovados e não há como esgotá-los. Energia solar, eólica e hidráulica (hídrica) são as energias renováveis mais conhecidas. Mas há ainda outros tipos como, por exemplo, a maremotriz, a geotérmica e a biomassa. Saiba mais sobre cada uma delas e compreenda suas principais vantagens e desvantagens aqui.
Fontes de energias renováveis
Energia Solar
A energia solar é uma das energias renováveis mais utilizadas e sua matéria prima é luz ou calor obtidos a partir do Sol, segundo Eduardo Machado Silva Filho. Por meio dela, é possível gerar energia elétrica e até mesmo térmica (aquecimento de água).
Solar térmica e fotovoltaica são exemplos desse tipo de energia, sendo que podem ser indicadas para uso residencial ou industrial. Além dessas duas tecnologias, temos ainda a heliotérmica e coletor solar.
A térmica diz respeito a uma tecnologia que gera energia térmica, assim como o nome sugere, e também energia elétrica e é mais indicada para uso residencial. O coletor solar, por sua vez, é quando ela aquece água para banho ou uso industrial.
No caso da fotovoltaica, Eduardo Machado Silva Filho comenta que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica, sendo mais utilizada em indústrias, enquanto na heliotérmica, primeiro há um conversão em energia térmica para depois se transformar em elétrica.
*Vantagens
- A energia solar não emite gases poluentes que contribuem para o aquecimento global;
- Você produzirá sua própria energia e contribuirá para que outras pessoas façam o mesmo;
- O valor da conta de energia será bem menor;
- Seu imóvel será valorizado;
- É uma fonte de energia que durará por muito tempo;
- Não há necessidade de manutenção no equipamento.
* Desvantagens
- Alto custo de implantação para um processo pouco eficiente, no caso da energia fotovoltaica;
- Necessidade de grandes áreas para implantação;
- Como não há produção de energia solar durante a noite, é necessário de um meio para armazenar a produção diurna.
Energia eólica
É uma das fontes de energia renováveis que transforma a energia cinética contida nos ventos em energia mecânica ou elétrica. A conversão é feita por meio de aerogeradores, aquelas turbinas que lembram grandes moinhos e ficam se movimentando com a força dos ventos.
Desde os tempos antigos, usamos o vento como fonte de energia, ele era e ainda é utilizado para impulsionar os veleiros através de suas velas. No entanto, somente com a crise do petróleo na década de 70 que ela veio de fato a ser mais reconhecido como fonte geradora de eletricidade.
*Vantagens
- Ela é uma fonte de energia renovável, limpa e uma alternativa a combustíveis fósseis;
- Redução da emissão de gases poluentes na atmosfera;
- Gera emprego nos locais onde é utilizada;
- É um bom investimento;
- Os lugares onde os parques eólicos (concentração de aerogeradores) são implantados podem também ser usados para outras atividades como agricultura e pecuária.
*Desvantagens
- Poluição visual e sonora;
- Impacto na fauna do local, principalmente nas aves e morcegos;
- Variações de velocidade ao longo do ano, ou seja, nem sempre o vento vai soprar quando se precisar de energia.
Energia geotérmica
O calor que vem da Terra também é uma fontes de energia e a ela damos o nome de energia geotérmica. Eduardo Machado Silva Filho comenta que é uma das energias mais limpas e fiáveis quando comparada às demais energias renováveis.
Para compreender como funciona essa energia, é preciso retornar às aulas de geografia. Como aprendemos, debaixo da superfície terrestre encontramos o magma, que são basicamente as rochas derretidas. E à medida que a profundidade e a temperatura aumentam, há locais bem mais quentes, os quais apresentam potencial geotérmico.
Existem três formas de utilizar a energia geotérmica, sendo elas direta (reservatórios com temperaturas entre 20 e 150 graus Celsius que fornecem diretamente calor para indústria e comércio), e as centrais geotérmicas onde os fluidos geotérmicos são usados em temperaturas maiores para produzir energia elétrica.
Por fim, temos as bombas de calor geotérmicas, que funcionam por meio de bombeamento de água através de tubo no interior do solo que aquece ou esfria, dependendo da temperatura do subsolo.
*Vantagens
- Sistemas geotérmicos usam menos energia do que os de aquecimento e refrigeração;
- Pode ser utilizada para produção de energia o tempo todo, ou seja, 24 horas por dia;
- Menos poluição, já que é uma energia alternativa;
- Baixos custos de eletricidade e administração;
- Também é inesgotável, assim como a energia solar e eólica;
- Necessita de uma pequena quantidade de solo;
- Manutenção barata da bomba de sucção de calor.
*Desvantagens
- Nas zonas mais frias, há o uso de anti-gelificantes que são poluentes;
- Custo inicial elevado;
- Custo também elevado para a manutenção dos canos.
Energia maremotriz
A energia maremotriz, conhecida também como energia das marés, pode ser gerada de duas formas. Seja por meio da energia cinética das correntes marítimas ou também da energia potencial obtida pela diferença de altura entre marés baixas e altas.
Para aproveitar essa energia, deve-se construir um sistema com barragens próximas ao litoral, eclusas e unidades que gerarão energia elétrica. No período de marés altas, a água é captada por meio de represas, e quando a maré abaixa, ela é liberada e vai para as turbinas geradoras.
*Vantagens
- É uma fonte de energia renovável, limpa e não poluente;
- A energia maremotriz não depende de condições climáticas;
- Constância e previsibilidade de ocorrência de marés;
- Se trata de um recurso praticamente inesgotável.
*Desvantagens
- Seu aproveitamento só é possível quando a diferença de altura entre as marés é superior a sete metros;
- Alto custo de investimento;
- Baixo nível de geração de energia elétrica;
- Manutenção cara;
- Impacto sobre o ecossistema oceânico e populações que dependem da indústria da pesca.
Energia hidráulica
Essa é a principal fonte de energia no Brasil, e aqui também se encontra a segunda maior usina hidrelétrica do mundo, a de Itaipu no Paraná. A energia hídrica é gerada por meio do uso da energia potencial e cinética das águas em turbinas de usinas hidrelétricas.
A energia hídrica é gerada em usinas hidrelétricas, onde são construídas barragens onde a água acumulada corre com força até as turbinas que ali se encontram e devido a pressão exercida, um gerador transforma energia mecânica em elétrica.
*Vantagens
- Não há emissão de gases poluentes;
- Dá para regular a vazão do rio;
- Baixo custo operacional;
- A água também pode ser usada para irrigar plantações próximas ao local.
*Desvantagens
- Impactos socioambientais;
- Perda de espécies animais, plantas e de solo;
- Mudanças nos cursos dos rios;
- Há transtornos para a população onde a usina é construída.
Um mundo constituído de energias renováveis
Um novo estudo sugere que até 2050 será possível fazer a troca de energias esgotáveis por não esgotáveis. A pesquisa “ Sistema Global de Energia Baseado em Energia 100% Renovável”, feita por universidade finlandesa e grupo de cientistas e parlamentares, analisou a proposta assinada no Acordo de Paris em 2015.
Ao, todo 195 países firmaram o compromisso de trabalhar para conter o aumento das temperaturas climáticas, por meio da troca de energias não renováveis para energias renováveis, o que deveria ser realizado em períodos de cinco anos até a metade do século.
Gostou do nosso conteúdo? Então, não esqueça de comentar abaixo sobre os assuntos que gostaria de ver aqui e compartilhar nosso post em suas redes sociais.